E o medo que algum dia o Mar também vire sertão...

09:18 Unknown 0 Comments




Rio São Francisco / Sento Sé Ba


O Rio São Francisco, considerado um dos mais importantes do país, está secando cada vez mais  por causa da estiagem mais severa dos últimos cem anos. O lago de Sobradinho é um dos maiores lago artificial da América latina e encontra-se somente com 3,2% da sua capacidade, até dezembro chegará ao seu volume morto, prejudicando a Barragem de Sobradinho que irá parar de gerar energia.

"Pela situação hídrica da bacia do São Francisco, nós deveremos atingir zero por cento do volume útil entre o dia 29 de novembro e 3 de dezembro. Existem as variações climáticas, mas o que podemos afirmar é que vamos atingir esse nível”, anunciou o superintendente da Chesf João Henrique Franklin.
Em vários municípios ribeirinhos, enormes bancos de areia impedem o rio de correr. A barragem de sobradinho já encolheu mais de 80%. A caatinga submersa reapareceu. Comunidades que ficavam perto da água agora estão a quilômetros de distância e os moradores estão sendo abastecidos por caminhões pipa.   

Onde era água só encontramos terra.
Sento Sé 
No povoado de Piçarrão distante 100km da cidade não é diferente, é grande o sofrimento dos moradores, em outros povoados do município de Sento Sé o acesso a água vem de poços artesianos, em Riacho dos Paes o rio deu lugar as plantações de cebola, em Remanso BA pessoas andam quilômetros de distância do rio para chegar até a cidade. 

Onde um dia tudo era água, hoje só existe terra e mato, essa é a realidade do Rio que um dia existiu fartura de água. O Sol cada vez mais quente e a luta por água só aumenta, todos sofrem ao ver o velho chico indo embora...

Como na música de Sá e Guarabira: [...] O sertão vai virar mar, dá no coração o medo que algum dia o mar também vire sertão...
Edição especial : Gabriel Filliph / Pseudo Papo de Nerd agora em parceria com o Sento Sé noticias - www.sentosenoticias.com - A 7 anos Juntinho de Você, informando, entretendo e aproximando.

0 comentários: