4 de outubro - Parabéns ao Rio São Francisco !

09:58 Unknown 0 Comments






Hoje 04/10 o Rio São Francisco, o nosso velho chico completa 514 anos. O rio São Francisco é um dos mais importantes cursos d'água do Brasil e da América do Sul.  Que infelizmente está morrendo e deixando a vida de muitos ribeirinhos em estado de calamidade.

Sento-Sé
, no norte da Bahia, é uma das cidades banhadas pelo velho Chico, com mais de 300 km de margem fluvial. Sua população vive basicamente da pesca, agricultura irrigada e pecuária. É o maior reservatório de água do complexo CHESF e um dos maiores de água doce do mundo.

Durante a colonização do rio, o pequeno aldeamento indígena recebeu currais de gado bovino e engenhos rapadureiros, que impulsionaram a economia local, elevando mais tarde o lugarejo à categoria de Vila Imperial.

514 anos depois do seu descobrimento, o povo de Sento-Sé continua dependente do velho Chico para sobreviver.

O rio São Francisco é uma riqueza, nasce lá na Serra da Canastra, corta serras, matas e vales. Desenha o seu percurso na natureza, passa por aqui e banha nossa região, serve ao povo sua água pura, mata a sede e molha a agricultura. E ainda, faz caminho através da navegação, é um rio que só traz alegrias, para as famílias do sertão.
Hoje, o São Francisco é o Velho Chico, é o rio da integração nacional, o rio do cerrado, da caatinga e do sertão, o rio do Brasil, o rio da polêmica da transposição, o rio que sofre, o rio que precisa de uma solução.







Veja mais informações sobre o Rio São Francisco.
No Rio São Francisco são:
  • 2.700 km de extensão.
  • 4 regiões (Alto, Médio, Sub-Médio e Baixo São Francisco).
  • 7 unidades da Federação (Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Goiás, e Distrito Federal).
  • 504 municípios.
  • 16 milhões de habitantes (9,5% da população do país).
  • 639.219 km2 de área de drenagem.
  • 168 afluentes.

Por: Gabriel Filiph e Sabrina Macedo do sentosenoticias.com em parceria com o Blog Pseudo Papo Nerd.

0 comentários: